O presidente da APPM (Associação Piauiense de Municípios), Paulo César, conclamou aos prefeitos do Piauí a devolverem os hospitais para a gestão do estado. O caso já foi parar na Justiça. O Ministério Público ingressou com ação civil pública sobre o assunto. Esses hospitais foram repassados para os municípios com a promessa do governo de repassar os valores para o financiamento dessas unidades. A dívida acumula desses hospitais entregues as prefeituras é de mais de R$ 150 milhões.
O governo não está fazendo os repasses para os municípios para financiar o funcionamento dos hospitais. O presidente da APPM teve reunião com os secretários de Governo, Osmar Júnior; da Fazenda, Rafael Fonteles; e da Saúde, Florentino Neto, para tratar do assunto.
“O governo entende que não nos deve nada relativo ao cofinanciamento. E se compromissou com a gente apenas com o pagamento dos valores parcelados de janeiro do ano passado para cá”, disse Paulo César falando sobre a regularização do pagamento aos municípios.