Pelo menos 30% dos postos de combustíveis estão irregulares, segundo a fiscalização realizada por institutos como o de Metrologia do Piauí (Imepi) e o Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-PI). Desde o mês de maio até agora, em junho, 821 postos foram averiguados em 194 cidades. Em 223 deles foram apontadas irregularidades de diversos tipos. Nessa última fiscalização seis postos foram interditados e outros 18 foram reprovados pelos agentes fiscais do Imepi e do Procon.
O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), junto com o Procon-PI, deflagrou uma operação na para intensificar a fiscalização de postos de combustível. 67 estabelecimentos foram fiscalizados em 21 cidades entre os dias 19 e 26 de junho.
A ação resultou na interdição de seis postos. Outros 18 estabelecimentos foram reprovados. Foram detectadas diversas irregularidades como medida baixa contra o consumidor, mangueira danificada com vazamento, dígitos queimados, vazamento interno na bomba, erro de grafia e simbologia, bomba com mau estado de conservação e medida de volume com escala danificada.