A solicitação foi feita nesta terça feira, 17, ao secretário de Justiça do Piauí, Heitor Bezerra
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, cobra a implementação de câmeras de vídeo acopladas nos uniformes dos policiais penais. A solicitação foi feita nesta terça feira, 17, em reunião de representantes da entidade com o secretário de Justiça do Piauí, Heitor Bezerra.
Na oportunidade a Ordem também requereu ao gestor a criação de um manual de procedimento interno para os presídios, além da instituição da Corregedoria da Polícia Penal do Piauí.
“Propusemos demandas para melhoria na segurança, apresentamos a proposta de implantação do uso das câmeras como equipamento de uso individual dos policiais penais durante todo o período que eles estiverem no presídio, como já acontece no Ceará”, destacou o diretor-tesoureiro da OAB-PI, Marcus Nogueira.
Entrevistado pela Teresina FM nesta quarta-feira, 18, o presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, não se colocou contra as propostas apresentadas pela OAB-PI, mas cobrou a resolução de outras demandas da categoria e do sistema prisional do Estado.
“O que chama a atenção é não terem solicitados à Sejus, por exemplo, que comprem uniformes e entreguem os uniformes aos policiais penais, que há muito tempo arcam com esse material tirando do próprio bolso, que não tenham solicitado também estrutura e sistemas de monitoramento eletrônico nas unidades prisionais, com as câmeras voltadas para os presos, que ajudam na segurança das unidades prisionais”, disse Vilobaldo.
O presidente ainda cobrou a aquisição de novas viaturas para atender a demanda do sistema prisional do Estado e a realização de um novo concurso público visando aumentar o contingente de policiais penais.
Com informações da OAB-PI