A apresentação do artista aconteceu no dia 14 de julho
Por Tiago Andrade e Wanderson Camêlo
Um intérprete de Libras teria sido impedido de subir ao palco no show realizado pelo cantor sertanejo Gusttavo Lima em Teresina no dia 14 deste mês. O caso foi denunciado à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PI (Ordem dos Advogados Seccional Piauí), que se manifestou.
“Queremos apenas bandas que cumpram as leis estaduais. A OAB-PI e a SEID [Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência] estão fiscalizando, acompanhando e não permitindo que artistas de outros estados ou artistas locais desrespeitem as leis estaduais e federais,” frisou a advogada Daniela Freitas, vice-presidente da comissão.
Ela e outros representantes do grupo se reuniram nesta quarta-feira (19) com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), Mauro Eduardo, para discutir medidas referentes à situação.
O Ministério Público do Piauí instaurou esta semana procedimento para apurar a denúncia.
Lei estadual assegura que todo show público tenha obrigatoriamente intérprete de libras para a comunidade com deficiência auditiva presente no evento. Nossa reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do cantor para tratar sobre o caso.
Outro lado
Procurada pela nossa reportagem, a Kalor Produções, produtora do evento, informou através de assessoria que o setor jurídico da empresa está colhendo mais informações com o Ministério Público estadual e só depois irá se manifestar. A assessoria destacou ainda que sempre respeitou a acessibilidade em todos os eventos.