O decreto de emergência permite que o estado adote medidas de forma local e mais rápida
Por Tiago Andrade
O Governador Rafael Fonteles (PT) deve decretar emergência zoosanitária no estado do Piauí por causa da gripe aviária. Até o momento, declararam emergência os estados do Mato Grosso do Sul, Tocantins, Santa Catarina, Espírito Santo e Bahia.
O secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, afirmou que vai solicitar ao governador do estado o decreto de emergência. “Vamos solicitar ao governador Rafael e já vai ser decretado eu acredito, pra que a gente tenha um respaldo para as nossas ações” disse.
Segundo Fábio Abreu, o decreto de emergência permite que o estado adote medidas de forma local e mais rápida. “Com o decreto de emergência facilita muito qualquer tipo de ação, prevenção e até mesmo de enfrentamento ao foco que vir a surgir no nosso estado”, afirmou.
O Ministério da Agricultura recomendou que os estados que declararem emergência zoossanitária poderão acessar recursos da União para conter o avanço da gripe aviária.
O governo federal já havia declarado emergência zoossanitária em todo o território nacional em 22 de maio, o que possibilitou a liberação de R$ 200 milhões em recursos direcionados para ações de controle e combate à influenza.
O que é a gripe aviária?
A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos, bem como o homem.