Carlos Augusto também prometeu um projeto de construção de um complexo penitenciário no entorno da unidade
O secretário de Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto (MDB), comentou a invasão de bandidos à Colônia Agrícola Major César, entre Altos e Teresina, e assumiu que o sistema de segurança do local é vulnerável. A penitenciária é a única do estado a oferecer o regime semiaberto.
“Pelo sistema, semiaberto, mais da metade das pessoas que cumprem pena lá saem no dia a dia, trabalham e voltam para dormir. Então, assim, é vulnerável, realmente, o sistema, todos os procedimentos, quando nós achamos… enquadramos na forma da lei, porque é como dizem: ‘bandido é bandido e cidadão é cidadão’ […]”, destacou Carlos Augusto.
O secretário também garantiu que a Sejus vai colocar em prática um projeto de construção de um complexo penitenciário na Major César, o que vai, segundo ele, impedir o acontecimento de novas invasões.
“Lá tem um matagal ao lado que nós estamos trabalhando para fazer um complexo penitenciário. Com o complexo não teremos nenhuma possibilidade [de invasão]. Estamos com uma grande reforma na Major César”, acrescentou o gestor.
Dois bandidos entraram na Colônia Agrícola Major César por meio de um buraco e conseguiram entregar uma arma de fogo, munições e drogas para um integrante da facção criminosa Bonde dos 40.
O caso foi registrado no dia 26 do mês passado. Policiais penais da unidade notaram a ação depois de checagem de câmeras de segurança, apreenderam o material e apresentaram o faccionado ao Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).
O secretário Carlos Augusto não informou se os meliantes que invadiram a penitenciária foram identificados e presos.