A plataforma possibilita a oferta de serviços públicos dentro de um ambiente virtual
O Governo do Piauí lança, na segunda-feira (18), às 11h30, em solenidade no Palácio de Karnak, o Gov.Pi Cidadão — plataforma que possibilita a oferta de serviços públicos dentro de um ambiente virtual.
A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizou a catalogação dos primeiros serviços a serem ofertados pelos órgãos estaduais na plataforma que, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi), foi desenvolvida e validada.
Com o novo sistema, as secretarias, órgãos, autarquias, fundações e empresas públicas estaduais vão disponibilizar serviços ao cidadão de forma on-line.
A plataforma vai permitir acesso aos serviços pelo celular, computador, tablet, ou outro dispositivo móvel. Inicialmente, serão ofertados cerca de 50 serviços públicos de 13 secretarias estaduais. De forma gradativa, outros serviços serão disponibilizados.
“Queremos facilitar a vida do cidadão que ainda precisa se dirigir para um escritório do governo, uma secretaria, departamento ou agência para resolver pendências, buscar serviços, informações. Com o Gov.Pi Cidadão, os serviços serão ofertados de forma on-line, por meio de um aplicativo e também de um site, evitando assim deslocamentos, filas e burocracias”, disse o presidente da Etipi, Ellen Gera.
Isso será possível porque o cidadão vai ter uma identidade digital. “Ao acessar, a plataforma vai reconhecer o perfil desse cidadão, e será capaz de verificar se ele tem veículo no Detran, suas pendências, por exemplo. A ideia é que o cidadão possa usar suas redes sociais, sua internet, seu aparelho para se divertir, trabalhar e, se precisar, encontrar de forma fácil os serviços do Governo na palma da mão”, finaliza o presidente da Etipi.