Relatório parcial aponta falta de refeitórios e armazenamento inadequado
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) iniciou esta semana fiscalizações em 14 escolas da rede municipal de oito cidades. O objetivo principal é averiguar a qualidade da alimentação que está sendo ofertada nas unidades.
A operação acontece em colégios de Barras, Colônia do Piauí, Esperantina, Lagoa Alegre, Santa Cruz do Piauí, São Francisco do Piauí, São João do Arraial e Wall Ferraz.
Estão sendo analisados aspectos da alimentação escolar como: (i) conformidade do alimento previsto no cardápio com o que foi oferecido aos alunos no dia da inspeção; (ii) a qualidade dos alimentos fornecidos; (iii) o cumprimento de requisitos exigidos pela legislação em termos de quantidade mínima de frutas, de verduras, proteínas e demais categorias; (iv) existência de estrutura física adequada; e (v) distribuição dos recursos para agricultura familiar.
O Tribunal de Contas informou que foi possível identificar, nas primeiras etapas da fiscalização, “algumas questões críticas, como a discrepância entre o cardápio planejado e o alimento servido durante a inspeção, a falta de refeitórios nas escolas, armazenamento inadequado dos alimentos, deficiências na infraestrutura das cozinhas, acondicionamento inadequado de resíduos e a ausência de uniformes adequados para os manipuladores de alimentos”.
A Corte não deu mais detalhes das ações. O relatório final ainda será divulgado.