O caso foi registrado quando o advogado atendia um cliente na cidade
A Ordem dos Advogados Seccional Piauí (OAB-PI) repudiou a ação de policiais militares de Bertolínia, Sul do estado, contra o advogado Willians Lopes Fonseca. Ele foi preso ao tentar garantir o direito de defesa de um homem, como mostram vídeos que circulam em redes sociais.
“Wilians Fonseca é um advogado com conduta ilibada, ética e foi arbitrariamente conduzido e nós não admitiremos que esses maus policiais não sejam punidos ”, afirmou o presidente da OAB-PI, Celso Barros, em pronunciamento enviado via assessoria de imprensa nesta terça-feira, 12.
O caso foi registrado na tarde de ontem. Willians teria se direcionado até a residência do cliente, que reside na cidade de Bertolínia, quando tudo aconteceu.
O homem teria solicitado a presença do advogado após ser enquadrado, em sua residência, por uma guarnição da Polícia Militar devido a desentendimento, que não teve motivo divulgado, com os próprios policiais. O caso teria ocorrido depois de uma vaquejada realizada na cidade.
Um dos vídeos que registra o momento da prisão de Willians Fonseca mostra que ele confronta os policiais; ele alega que houve abuso de autoridade por parte dos agentes.
Um PM, que parece ser o comandante da guarnição, rebate falando em constrangimento por parte do advogado. Logo em seguida o militar dá a voz de prisão e Fonseca é imobilizado, por três PMs, e algemado.
“O advogado estava em pleno exercício profissional quando foi algemado e conduzido pela polícia local e teve as suas prerrogativas e liberdade violadas ao defender um cliente”, destacou a OAB-PI. A instituição pedirá que os policiais envolvidos no caso sejam punidos por abuso de poder.
Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Polícia Militar do Piauí, mas ainda não houve retorno por parte da instituição.
Confira o vídeo abaixo: