O certame foi iniciado em 2013 e um problema no edital interrompeu o andamento do processo
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) finalmente homologou o concurso dos cartórios do estado. Foram 10 anos de espera até a decisão final, que aconteceu durante a sessão administrativa extraordinária realizada nesta quinta-feira (14).
A Corte ainda irá publicar o edital disciplinando a realização das audiências públicas para a escolha das serventias extrajudiciais pelos candidatos e o processo de recebimento do Título de Outorga de Delegação e de Investidura dos notários e registradores que exercerão a titularidade das serventias extrajudiciais do TJ-PI. A data da divulgação não foi confirmada.
O resultado final do concurso público foi publicado no Diário da Justiça nº 9712, de 21 de novembro de 23, por meio do Edital nº 48/23.
Imbróglio
O concurso dos cartórios ofertou 239 vagas para unidades extrajudiciais do Tribunal de Justiça do Piauí e teve 1.756 inscritos de todo o país.
O certame foi iniciado em 2013 e um problema no edital interrompeu o andamento do processo. O documento não continha data limite para obtenção de títulos a serem apresentados, mas previa que as informações sobre a etapa constariam no edital de convocação e que os casos omissos seriam resolvidos de forma conjunta entre a banca examinadora e a comissão de seleção.
Isso permitiu questionamentos do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e a impetração de recursos por parte dos candidatos. O conselho chegou a determinar, em setembro de 2021, que o Tribunal de Justiça do Piauí finalizasse todo o processo.
Matéria relacionada:
Confederação Nacional de Notários pede solução urgente para concurso público de cartórios do Piauí
Com informações do TJ-PI