Projetos de mais de R$ 200 bilhões em hidrogênio verde que vão abastecer a União Europeia com energia limpa
Por Wanderson Camêlo
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), vem ao Piauí nesta sexta-feira, 15. Ele estará presente no anúncio oficial dos projetos de produção do chamado hidrogênio verde na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do estado, situada em Parnaíba, região litorânea.
A solenidade terá início às 15h. O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), também estará presente.
Segundo o Palácio de Karnak, os investimentos, dois, farão do Piauí a maior potência mundial na fabricação de amônia para a produção energética com hidrogênio verde do mundo.
“A Green Energy Park e a Solatio, responsáveis pelos dois empreendimentos que serão lançados, vão gerar, juntas, 20 mil empregos na região. Além disso, serão mais de 20 GW de potência produzidos sem a emissão significativa de gás carbônico na atmosfera”, informou o Governo do Estado.
As duas empresas prometem investir mais de R$ 200 bilhões. “A proposta é que o Piauí possa abastecer a União Europeia com energia limpa”, acrescentou o executivo.
As obras das usinas devem ter início no fim de 2024. A previsão é a de que a primeira seja concluída em 2027 e as demais até 2035.
Com informações do Governo do Piauí