De 5 a 29 deste mês serão realizadas rodas de conversas, debates, caminhadas, desfiles, festas em comunidades quilombolas no interior do Piauí e a tradicional Festa da Consciência Negra, no memorial Esperança Garcia
No dia 20 de novembro será comemorado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e será feriado em todo o país, conforme a Lei nº3268/2021, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União em 22 de dezembro de 2023.
Em Teresina, as comemorações serão realizadas durante todo o mês de novembro com rodas de conversas, debates, caminhadas, desfiles, festas em comunidades quilombolas no interior do Piauí, além da tradicional Festa da Consciência Negra, no Memorial Esperança Garcia, em Teresina.
Assunção Aguiar, superintendente de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, informa que o mês de novembro será cheio de esperança. “Pois comemoramos o mês da consciência negra que, pela primeira vez no dia 20, constará como feriado nacional”, acrescentou a superintendente.
A superintendente revelou ainda que haverá uma programação repleta de atividades culturais, onde o debate central é a consciência negra, a promoção da igualdade racial. “É o povo do Piauí compreendendo a importância de termos um estado antirracista, onde se promove a cidadania, a igualdade e, acima de tudo, não ao racismo e sim à vida”, destacou Assunção Aguiar.
Nos dias 5 e 6, foram realizadas rodas de conversas sobre o Racismo Estrutural e Racismo Institucional, na Secretaria de Cultura do Piauí (Secult) e na Secretaria Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). O projeto é uma realização da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e, ao longo deste ano, tem ocorrido em diversos órgãos públicos estaduais.
Já nos dias 7 e 8, houve a realização do I Seminário de Acompanhamento da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola no Piauí, ocorrido no Diferencial Eventos, Centro de Teresina, e contou com a participação de 36 comunidades quilombolas do Estado.
Durante o seminário houve a participação de gestores que garantiram o debate de qualidade sobre as políticas públicas para a promoção da igualdade nas comunidades quilombolas e teve a presença do representante do Ministério da Igualdade Racial, Rozembergue Batista Dias.
Dia 15, será realizada a Caminhada da Cultura Negra Estaiada na Ponte “A caminhada do Axé” com a participação de terreiros de vários bairros da cidade e municípios do Piauí.
A programação ainda terá no dia 20, uma festa no Quilombo Olho D’água dos Negros, A Festa da Alforria, evento bastante aguardado pela comunidade e realizada anualmente neste período. Já nos dias 21 e 22, haverá o Encontro de Juventude Negra Viva, momento onde haverá a discussão das políticas de juventude e as estratégias para permanência de suas vidas.
A Festa da Consciência Negra, na sede do Memorial Esperança Garcia, na Avenida Miguel Rosa, próximo ao Corpo de Bombeiros. Este ano completará 39 anos e é uma realização do Grupo Cultural Coisa de Nego.
No dia 23, ocorrerá a Festa no Quilombo Marinheiro, com a participação das comunidades Vaquejador e Sussuarana, na cidade de Piripiri, celebrando um Festival de Cultura com comidas típicas, dentre outras atividades, que também ocorrerão nas comunidades Potes, em São João da Varjota, em comunidades no município de Isaias Coelho, na comunidade Quizomba, em São João do Piauí.
Dia 24, no Quilombo Mimbó, em Amarante, haverá a Festa da Beleza Negra e encerrando a programação, dia 29, ocorrerá o Circuito de Reggae, com a presença do cantor Eek-A-Mouse.