A portaria foi assinada pelo comandante da corporação, coronel Lindomar Castilho
Conforme determinação do Comando-geral da Polícia Militar do Piauí, publicada na última sexta-feira (20), policiais militares do Piauí estão proibidos de participarem de qualquer manifestação ou ato de cunho político-partidário. A portaria foi assinada pelo comandante da corporação, coronel Lindomar Castilho.
O comando também desautorizou a promoção ou veiculação em quaisquer unidades da Polícia Militar do Piauí, de manifestação coletiva, seja de caráter reivindicatório ou político, seja de crítica ou de apoio.
A Portaria Nº 882 ainda reforça que as associações, clubes, círculos e outros que congregam membros da PM se destinam exclusivamente a promover intercâmbio social e assistência entre policiais e seus familiares e entre esses e a sociedade civil local, como consta no art. 136, do Estatuto da PMPI.
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) estão convocando pessoas para uma manifestação no dia 7 setembro, Dia da Independência. Entre os devotos estão policiais e empresários.
O coronel da Polícia Militar do estado de São Paulo, Aleksander Lacerda, chegou a ser afastado na segunda (23), após publicar, em suas redes sociais, mensagens de convocação para a manifestação bolsonarista e mensagens com ameaças ao STF no dia 20 de agosto.