Comandante da PM disse que existe uma legislação que proíbe a manifestação dos militares e vai fazer cumprir
O comandante geral da PM-PI, coronel Lindomar Castilho, informou, em entrevista à Teresina FM 91,9, que os policiais que participarem de movimento político-partidário responderão e poderão ser punidos por indisciplina. Uma portaria da PM-PI proíbe a participação de militares em movimentos reivindicatórios.
Segundo o comandante, na verdade, essa determinação existe há muito tempo no Regimento Militar e numa lei de 1969, e estariam apenas fazendo cumprimento a legislação.
A discussão acontece exatamente no momento em que existe uma convocação para movimento de populares no dia 7 de Setembro, nas principais cidades e na capital federal.
Recentemente, o coronel Castilho se envolveu numa polêmica por ocasião da formatura de uma turma de policiais, onde ele disse que policial desleal merecia ser fuzilado. Ele explicou na Teresina FM que tiraram a frase de contexto e divulgaram pelas redes sociais.
Lindomar Castilho ainda anunciou que o governo do estado aumentou o número de vagas no concurso da Polícia Militar. O número de vagas passou de 690 para 1000 vagas.