Prova objetiva e dissertativa
A primeira etapa do certame, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco horas, consistiu em uma prova escrita objetiva de 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas, e uma única resposta correta. A prova vale 80 pontos.
A prova escrita dissertativa trouxe a temática sobre a redução da maioridade penal para o candidato desenvolver um texto em relação à temática, no qual fosse demonstrado domínios linguísticos na norma-padrão da Língua Portuguesa, que assegurasse o desencadeamento de ideias e uma conclusão adequada. A prova vale 20 pontos.
Vagas
Para o certame, foram ofertadas mil vagas, sendo 900 vagas para candidatos do sexo masculino e 100 vagas para candidatas do sexo feminino. A seleção recebeu 40.020 inscritos.
O concurso visa o ingresso no Curso de Formação de Soldados PM, para provimento de vagas no cargo de Praça da Polícia Militar do Estado do Piauí, na graduação inicial de Soldado PM.
Etapas do concurso
O concurso é composto de cinco etapas, que serão executadas de acordo com o cronograma estabelecido pelo Nucepe.
1) Primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de prova escrita objetiva e dissertativa;
2) Segunda etapa, de caráter eliminatório, constará de exame de saúde (médico e odontológico), conforme critérios estabelecidos no edital;
3) Terceira etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o exame de aptidão física e constará de testes atléticos inerentes ao cargo, conforme previsto no edital;
4) Quarta etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de avaliação psicológica, na qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos no edital;
5) Quinta etapa, de caráter eliminatório, consistirá na investigação social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato conforme critérios estabelecidos no edital.
Confira o cronograma do concurso com todas as datas. O gabarito provisório já está disponível no site do Nucepe.
Leia a íntegra do comunicado da PM-PI:
A Polícia Militar do Piauí informa que nessa manhã do dia 30 de janeiro, durante a realização da prova do Concurso da PMPI, o candidato identificado como G. S. O. foi preso em situação de flagrância por prática, em tese, do crime FRAUDES EM CONCURSO PÚBLICO. O fato aconteceu no Colégio CEFIT – Pequena Rubim, localizada na Av. Pref. Freitas Neto S/N , Bairro Mocambinho. O suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes por uma guarnição da Polícia Militar para os procedimentos cabíveis junto a Polícia judiciária.