28/11/2024

Polícia

Coronel Scheiwann Lopes conta com apoio tecnológico para combater aumento da criminalidade no Piauí

Além da instalação de câmeras de segurança, novo comandante da PM-PI elenca melhorias no policiamento ostensivo

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 07/04/2022, 10:57

A governadora Regina Sousa (PT), quatro dias após assumir o executivo estadual, indicou o coronel Scheiwann Lopes ao comando da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), em substituição ao colega de patente Lindomar Castilho.

Em meio a uma crise sem precedentes na segurança pública, Scheiwann irá dispor de apenas nove meses antes de outra mudança no Palácio do Karnak. O agora comandante afirma que já elaborou, em conjunto com os demais coronéis e oficiais superiores, um plano de ação e comando para o período no qual estará à frente da PM.

Foto: Teresina FM

“Aprovamos nossa lei de organização básica, que prevê incrementos na estrutura atual da Polícia Militar. Não vivemos isolados em uma bolha, estamos inseridos na federação; portanto, precisamos nos preparar para combater o aumento considerável na circulação de armas e drogas ocorrido nos últimos anos em todo o país”, declarou ao JT1 da Teresina FM nesta quinta-feira (7).

Dentre as medidas anunciadas pelo coronel, estão a criação de unidades especializadas voltadas ao reforço do policiamento ostensivo ordinário; a instalação de um batalhão de patrulhamento na zona rural de Teresina, dos demais municípios e nas fronteiras do estado; a elevação da companhia das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) para Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), que receberá cerca de 300 veículos até maio deste ano, em uma parceria com a Assembleia Legislativa.

“Há ainda a possibilidade de instalarmos aproximadamente 700 câmeras de segurança em todas as regiões da capital, a fim de obtermos auxílio no monitoramento da criminalidade e dos acidentes de trânsito. É necessário termos um norte construído por dados estatísticos precisos, os quais nos possibilitem identificar e analisar o crime, bem como avaliá-lo e responder a ele”, pontuou.

Scheiwann considerou que, se os cidadãos cumprem suas obrigações sociais no que dizem respeito ao pagamento de impostos, merecem um atendimento de qualidade por parte da PM. Dessa forma, a população tem o direito de requerer apoio e suporte em situações de roubo de pertences e veículos, crimes de patrimônio e mortes violentas intencionais.

Foto: Teresina FM

“A PM-PI atendeu, somente no ano passado, mais de 107 mil ocorrências, além de ter efetuado uma quantidade superior a 5 mil prisões. Porém, outro dado não tão satisfatório revela que cerca de 20%, ou seja, mil desses detentos reincidem em práticas criminosas. Isso ocorre porque nosso Código Penal condiciona as punições aos mais diversos tipos de crime; se tiver menor potencial, recebe uma pena mais branda. Precisamos rever tais condições, mas essa responsabilidade cabe ao Congresso Nacional”, avaliou.

Por fim, o entrevistado lembrou que a utilização de bicicletas no policiamento ostensivo, como proposto pela governadora, é uma prática presente em outras cidades brasileiras, a exemplo de Manaus, Fortaleza e São Paulo, e até mesmo nos Estados Unidos e na Europa. Segundo o comandante, trata-se de um projeto piloto, que deve contar inicialmente com 25 a 30 veículos.

“Os resultados desse novo método serão avaliados e, caso sejam aprovados, ampliaremos as operações. É importante deixar claro, porém, que as bicicletas não irão substituir o policiamento feito pelas viaturas do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Rone ou da Rocam. Apenas recorreremos a veículos diferentes em terrenos específicos”, concluiu.

Confira a entrevista completa no Jornal da Teresina 1ª Edição desta quinta-feira (7):

Matéria relacionada:

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM