Em Teresina, a redução dos homicídios em junho, até o momento, foi de 13%, em relação ao mesmo mês de 2021
Nenhuma cidade piauiense está na lista dos 30 municípios mais violentos do Brasil. A informação é do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
A publicação se baseia em dados de ocorrências do ano de 2021, fornecidos pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A relação das 30 cidades com as maiores taxas médias de mortes violentas intencionais, entre 2019 e 2021, não inclui nenhum município piauiense.
Segundo o setor de estatística do Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), no mesmo ano de 2021, 103 municípios piauienses não registraram assassinatos.
O secretário de Segurança, Rubens Pereira, afirma que a expectativa para 2022 é reduzir as estatísticas de mortes violentas intencionais. “Em junho deste ano, já houve tendência de queda nas mortes violentas intencionais. Teresina já registra 13% de redução nos homicídios em relação a junho de 2021”, destaca.
De acordo com números apresentados pela Diretoria de Inteligência da Polícia Militar, referentes aos cinco primeiros meses de 2022, a quantidade de armas apreendidas no estado, 451 ao todo, aumentou em 39%, em relação ao mesmo período de 2021.
As ocorrências bem-sucedidas que resultaram em apreensão de drogas e tráfico aumentaram 64%. As estatísticas indicam ainda que o número de veículos roubados/furtados recuperados cresceu 36%, totalizando 1.303 bens restituídos.