A ação foi proposta pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI)
A Justiça do Piauí determinou que o Estado promova a realocação de detentos que cumprem pena na penitenciária Vereda Grande, em Floriano, a 247 km de Teresina, por conta da superlotação no local. A ação foi proposta pelo Ministério Público (MP-PI).
Segundo o promotor de Justiça Danilo Carlos Ramos Henriques, que realizou inspeção na unidade prisional em maio deste ano, a penitenciária possui 291 detentos sob custódia, sendo que a capacidade é para apenas 200. Em junho, o diretor da penitenciária informou ao MP-PI que o total de presos chegou a 305.
A determinação de remanejamento consta em decisão, do juiz Carlos Marcello Sales Campos, expedida na última sexta-feira (1º).
De acordo com o Ministério Público, a cada quinze dias devem ser realocados 25 detentos, até que a quantidade de pessoas sob custódia fique adequada à capacidade da penitenciária, ou seja, de no máximo 200 internos.
A reportagem da Teresina FM entrou em contato com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que não deu retorno até o fechamento desta matéria.