Capitão da corporação conta com 46 policiais em sua equipe, os quais patrulham locais estratégicos de Teresina
O ciclopatrulhamento, nova modalidade de policiamento da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), foi lançado de forma oficial em 25 de junho, durante o aniversário de 187 anos da corporação. Durante os 14 primeiros dias de atuação, os agentes têm saído às ruas de Teresina diariamente, das 5h às 21h, em locais estratégicos da capital.
De acordo com o capitão Nunes, coordenador operacional do ciclopatrulhamento, a modalidade tem como objetivo levar segurança para áreas às quais as viaturas da PM-PI não chegam.
“Contamos com a participação de 46 policiais que fortalecem o policiamento comunitário por meio de uma proximidade maior com a sociedade”, afirmou ao JT1 da Teresina FM nesta sexta-feira (8).
Segundo o coordenador, a PM-PI escolheu, além do Centro de Teresina, as avenidas Marechal Castelo Branco e Raul Lopes como as primeiras regiões a receberem o patrulhamento devido à grande concentração de pessoas.
“A demanda tem sido razoável. Atendemos, logo nos dias iniciais, uma ocorrência de tentativa de suicídio na Ponte da Primavera. Na semana passada, impedimos uma tentativa de assalto no bairro Cabral e conduzimos o criminoso à Central de Flagrantes”, elencou.
Quanto às críticas ao ciclopatrulhamento, Nunes ressaltou que o modelo é utilizado “no mundo todo” e já era aplicado em várias capitais do Brasil, com exceção de Teresina.
“Nada se cria, tudo se copia, então trouxemos a modalidade para cá. Atuamos armados, com colete à prova de balas. Aprendemos também a como fazer abordagens nas bicicletas”, complementou.