Órgão divulga balanço da Operação Eleições 2022; cerca de 140 agentes atuaram no apoio à logística do TRE-PI
A Polícia Federal divulgou na manhã desta segunda-feira (3) o balanço das ações do órgão durante o primeiro turno das Eleições 2022, cuja votação ocorreu no domingo (2).
Segundo a PF, desde o início do período eleitoral (em 16 de agosto), um total de 12 procedimentos foram instaurados para apurar crimes eleitorais em todo o Piauí.
Os agentes da corporação deflagraram duas operações policiais, cumpriram dez mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral, apreenderam mais de R$ 480 mil e conduziram uma pessoa à delegacia.
No dia da votação, a PF flagrou uma “boca de urna”, ou seja, propaganda eleitoral ilegal, em Corrente, a 842 km de Teresina. Um termo circunstanciado de ocorrência foi feito durante a oportunidade.
Ainda de acordo com o órgão, foram instaurados inquéritos policiais por violação do sigilo do voto em Picos (313 km) e São Raimundo Nonato (522 km), além de transporte ilegal de eleitores em Bom Jesus (603 km).
“Também [iremos] apurar […] suposto crime de coação para votar, ocorrido em Piripiri [166 km], neste domingo”, acrescentou a Polícia Federal.
Cerca de 140 policiais federais foram empregados na Operação Eleições 2022, em Teresina e Parnaíba – onde há unidades da PF -, e outras nove cidade-polos: Campo Maior, Picos, Bom Jesus, Corrente, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Floriano, Piripiri e Esperantina.
A corporação atuou na segurança dos candidatos à presidência da República e no apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), especificamente na realização dos testes de integridade das urnas eletrônicas e durante a apuração dos votos.