As investigações apontam para a prática de fraudes no programa mediante corrupção
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), a Operação Manager, com o objetivo de combater fraudes em financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão e de sequestro de bens e valores, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí, em endereço de investigado na cidade de Teresina.
As investigações foram iniciadas após denúncia de instituição financeira de que um funcionário, no exercício da função de gerente do Pronaf, havia praticado reiteradamente diversas fraudes em financiamentos destinados a agricultura familiar.
Os trabalhos investigativos constataram pagamentos de vantagens indevidas como contraprestação pelas fraudes praticadas. Até o momento, foram constatados cerca de 50 financiamentos com indícios de fraude.
Os fatos investigados têm impacto direto nos programas de financiamento destinados à população, já que resultam na não execução dos projetos ou na execução de forma precária, impossibilitando o adequado atendimento às suas finalidades.
O objetivo da ação foi coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros funcionários ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados dos financiamentos. O inquérito apura a prática dos crimes de corrupção passiva e contra o sistema financeiro nacional.