O governador Wellington Dias montou o esqueleto do governo e deve anunciar o novo secretariado ainda esta semana. A composição entre os partidos da base […]
O governador Wellington Dias montou o esqueleto do governo e deve anunciar o novo secretariado ainda esta semana. A composição entre os partidos da base tem ainda alguns ajustes devido a voracidade de alguns em ter mais indicações que outros, alegando o tamanho e a proporcionalidade das bancadas. Wellington Dias deve anunciar o secretariado ainda esta semana e a posse será coletiva.
O PT disse que vai deixar o governador a vontade para as composições. Reivindicou os postos que já tinha: Seduc, Sefaz, Sesapi, Seplan, Sead, Agricultura Familiar, Seid, Cultura, Comunicação, Emater, Juventude e Mulher.
O MDB também quer manter o que já tem: DER-PI, Fundação Hospitalar e a Sasc que passa a incorporar a secretaria do Trabalho. Mas quer ainda o Idepi, que é do deputado Fernando Monteiro, do PRTB, que vai ser filiar ao Progressistas. O PP aliás que reivindicou a Setrans, a Defesa Civil, o Detran-PI e Coordenadoria de Irrigação.
O PR já tinha a Segurança e Cidades, e quer manter também a Justiça, que está sendo disputada pelo PT. O PSD será aquinhoado com a nova secretaria do Agronegócio e Coordenadoria de Enfretamento às Drogas. O PTB quer manter a Infraestrutura e o Desenvolvimento Econômico e o PDT continua indicando o secretário de Turismo.
Alguns detalhes ainda estão sendo enfrentados pelo governador, devido as disputas internas como o Idepi e a Justiça que são disputadas pelos partidos.