Os governadores do Nordeste se reúnem hoje 23 em Recife e pretendem adotar medidas para evitar a proliferação da peste suína na região. No Piauí […]
Os governadores do Nordeste se reúnem hoje 23 em Recife e pretendem adotar medidas para evitar a proliferação da peste suína na região. No Piauí foram identificados focos e por isso foram adotadas medidas fitossanitárias para evitar a propaganda da doença.
Um Centro de Operações de Emergência Zoosanitária está sendo instalado no Estado para erradicar os focos de peste suína. A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) confirmou dois focos da doença em Lagoa do Piauí. 21 suínos foram sacrificados como medida de contenção da doença. A vigilância ocorre em todo o Estado para identificar possíveis focos.
O gerente de Defesa Sanitária Animal da Adapi, Idílio Moura, afirmou que os criadores dos suínos sacrificados estão sendo indenizados, para reduzir os prejuízos causados. Ainda está proibido o trânsito interestadual de suínos. Apenas o trânsito interno estava proibido.
O centro é composto por médicos veterinários do grupo de emergência da ADAPI e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “O Centro de Operações é um espaço para abrigar pessoal e realizar todas as operações na emergência. Todas as medidas e ações são determinadas por meio dele”, explicou Idílio. ” Por exemplo, está proibida a saída do Piauí para fora até porque os outros estados irão bloquear o ingresso de suínos do Piauí nos seus estados”.
“Já conversei com os governadores do Nordeste e apresentei uma proposta para que as agências de vigilância possam se reunir até o início de maio. No dia 23 teremos um encontro em Recife com o objetivo de tomar uma decisão para ações integradas”, comentou o governador Wellington Dias.