O coordenador da bancada do Nordeste, deputado federal Júlio César (PSD), reuniu mais de cem parlamentares com o presidente Jair Bolsonaro, e os ministros Onyx […]
O coordenador da bancada do Nordeste, deputado federal Júlio César (PSD), reuniu mais de cem parlamentares com o presidente Jair Bolsonaro, e os ministros Onyx Lorenzoni e Paulo Guedes, pedindo ações de desenvolvimento do Nordeste e a revisão do pacto federativo para melhorar as finanças dos estados e municípios.
A reunião aconteceu hoje (22) no Palácio do Planalto onde foram apresentadas pautas como a aprovação da emenda à PEC da Previdência, a revitalização das instituições de desenvolvimento do Nordeste como a Sudene, Dnocs, a manutenção do BNB e da Chesf; a retomada das obras da ferrovia Transnordestina e a transposição do Rio São Francisco, dentre outros temas.
Júlio César apresentou ao presidente e aos ministros o projeto para compensar os estados e municípios com a distribuição da contribuição sobre o lucro liquido das empresas obedecendo aos critérios do FPE e do FPM. E comentou sobre o pagamento de mais 1% no repasse do fundo de participação dos municípios no mês de setembro.
O presidente Bolsonaro se comprometeu em atender os pleitos dentro do que for possível. Nesta sexta-feira (24), ele confirmou que fará a primeira visita ao Nordeste, depois de eleito. A visita será na cidade de Petrolina, em Pernambuco.
“O pedido que o deputado Júlio César fez junto à Reforma da Previdência, para haja a divisão da CSLL com estados e municípios, é de grande importância para o nosso desenvolvimento. São pontos que carecem da atenção especial e diferenciada do Governo Federal para viabilizarem o pleno desenvolvimento dos municípios nordestinos”, comentou o presidente da APPM, Jonas Moura, que é prefeito de Água Branca, e participou da reunião no Palácio do Planalto.