O presidente Jair Bolsonaro informou ao coordenador da Bancada do Nordeste, deputado federal Júlio César (PSD), que vai criar o plano de desenvolvimento do Nordeste. […]
O presidente Jair Bolsonaro informou ao coordenador da Bancada do Nordeste, deputado federal Júlio César (PSD), que vai criar o plano de desenvolvimento do Nordeste. Bolsonaro revelou que está desenvolvendo o plano especifico para o Nordeste e que todos os ministérios estão envolvidos. O plano deve ser anunciado durante a sua primeira visita ao Nordeste, em Petrolina (PE), na sexta-feira (24).
Essa foi uma resposta as reivindicações de mais de cem parlamentares que participaram da reunião da bancada com o presidente Bolsonaro, na quarta-feira (22), no Palácio do Planalto, que cobraram ações para o desenvolvimento da região.
“Os líderes de cada estado expuseram suas opiniões e reivindicaram as demandas do seu povo. Todos foram escutados pelo presidente e pela equipe ministerial. Isso prova que, apesar das divergências, há maturidade e vontade para melhorar nossa região”, assinalou Júlio César.
O coordenador da Bancada do Nordeste falou ao presidente sobre a necessidade de retomar e concluir as obras estruturantes que estão paradas, entre elas a ferrovia Transnordestina e a transposição do Rio São Francisco.
Júlio César ainda falou da necessidade do fortalecimento dos órgãos de desenvolvimento regional como Sudene, Codevasf, Chesf, Dnocs e Banco do Nordeste. “Nossos órgãos que antes eram responsáveis pela manutenção e desenvolvimento da nossa região estão em frangalhos. O caminho mais curto para desenvolver nossa região é fortalecendo cada um deles”, destacou o parlamentar.
O presidente Bolsonaro confirmou que está desenvolvendo um plano de desenvolvimento especifico para a região Nordeste e todos os ministérios estarão envolvidos. “Todos nós estamos focados no futuro do nosso Brasil. No Nordeste, vamos tentar desburocratizar o sistema que hoje é um dos grandes entraves para nosso desenvolvimento. Precisamos atrair investimentos. Precisamos de obras estruturantes. E na sexta feira (24), estarei em Pernambuco e vou anunciar um plano de desenvolvimento do Nordeste”, finalizou o presidente.
Luciano Coelho/ Júnior Medeiros