O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu que deve haver uma eleição suplementar no município de Brasileira. A Justiça Eleitoral cassou o mandato da […]
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu que deve haver uma eleição suplementar no município de Brasileira. A Justiça Eleitoral cassou o mandato da prefeita Paula Araújo e do vice-prefeito Amarildo Melo. Eles foram acusados de usarem transporte escolar na campanha e de fazerem contratações no período vedado pela legislação.
A nova eleição deve acontecer no dia 4 de agosto, segundo o acordão lido pelo presidente do TRE-PI, desembargador Francisco Antônio Paes Landim. O presidente da Câmara Municipal de Brasileira, o vereador Allan Juciê, será empossado interinamente como prefeito e deve permanecer na função até a realização da eleição e a posse dos eleitos.
A prefeita e o vice foram acusados de abuso de poder econômico e compra de votos. Segundo a denúncia, Paula Miranda e Amarildo teriam utilizado ônibus do transporte escolar para fazer campanha na zona rural. Teriam contratado advogados pagos com dinheiro da prefeitura para atuarem na campanha. E ainda foram acusados de fazerem contratações no período proibitivo.
Quem pretende participar da nova eleição deve entregar a documentação no cartório eleitoral para o registro das candidaturas até às 19 horas do dia 4 de julho. As convenções para a escolha dos candidatos devem ser feitas no período de 26 de junho a 1º de julho.