O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), admitiu a possibilidade de incluir estados e municípios na reforma da Previdência. Ele disse que isso […]
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), admitiu a possibilidade de incluir estados e municípios na reforma da Previdência. Ele disse que isso é possível com o apoio dos governadores do Nordeste. O coordenador da bancada do Nordeste, deputado federal Júlio César (PSD), também pretende atuar para a inclusão dos estados e municípios na discussão da matéria no Senado.
Rodrigo Maia cobrou os governadores do Ceará, Camilo Santana (PT), e do Piauí, Wellington Dias (PT), que defendem a reforma, mas têm que convencer os parlamentares de suas bancadas a votarem a favor.
“Publicamente o Wellington Dias defende a reforma. O Camilo tem defendido de forma permanente a reforma. São dois governadores que têm atuado de forma muito ativa. Acho que eles têm liderança para tentar trazer os outros governadores e assim, a gente possa reintroduzir no Senado, e depois na Câmara o tema de estados e municípios”, comentou o presidente da Câmara em entrevista à Globo News.
“O que me deixa mais tranquilo é que os governadores podem fazer suas reformas nos estados. É preciso engajamento para virar o voto. Ter uma mobilização grande dos governadores do Nordeste. Senão, é o mesmo obstáculo que já tivermos”, assinalou Rodrigo Maia.
O deputado Júlio César considera que é possível reinserir os estados e municípios para ter um sistema único e não ter previdências separadas nos estados e nos municípios. “Fica difícil ter várias leis: estaduais e municipais. E ainda ter que votar isso nas assembleias e nas câmaras municipais. Mas essas leis para serem aprovadas podem ter muita polêmica e desgaste político”, assinalou o parlamentar.