O deputado federal, Baleia Rossi (MDB), afirmou em Teresina que o sistema tributário do Brasil é o pior do mundo. E ele sabe do que […]
O deputado federal, Baleia Rossi (MDB), afirmou em Teresina que o sistema tributário do Brasil é o pior do mundo. E ele sabe do que está falando, Baleia Rossi é o autor da proposta da reforma tributária e propõe unificar alguns impostos. “Estamos propondo uma transição nesse sistema maluco. Nosso sistema tributário é o pior do mundo”, comentou o deputado.
Pela proposta, o IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS serão unificados com a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e ainda propõe reduzir a carga tributária. Ele está em Teresina para a primeira audiência pública para discutir a mudança nas regras dos impostos e tributos no país.
“Estamos trabalhando no sentido de que a PEC 45 de minha autoria prevê a simplificação nos moldes do que já é utilizado nos países desenvolvidos e que é que se desenvolveram graças à simplificação. Nosso projeto é semelhante do que ocorre em 168 países como ocorre na Inglaterra, Espanha e outros”, disse o deputado.
Segundo ele, a reforma tributária é boa para o país e para a população. “A PEC quer unificar cinco impostos como o PIS, Cofins, IPI, que são federais e ICMS que é estadual e ISS que é municipal. Com essa simplificação a população ganha, porque as famílias terão majorada seu poder de compra. Teremos aumento do PIB que vai gerar emprego e renda”, disse o deputado.