O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), desembargador Francisco Antônio Paes Landim, afirmou que o Tribunal está monitorando as pré-campanhas e vai combater […]
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), desembargador Francisco Antônio Paes Landim, afirmou que o Tribunal está monitorando as pré-campanhas e vai combater as notícias falsas nas eleições municipais de 2020.
Segundo o desembargador, o TRE-PI acompanha as movimentações da pré-campanha com o objetivo de combater a desinformação. O termo desinformação passa a substituir o termo fake News, que são as notícias falsas, após determinação do Tribunal Superior Eleitoral.
“O Tribunal se prepara elaborando, confeccionando projetos, que já existem e estamos adaptando e atualizando as eleições de 2020. As regras da campanha são as mesmas de 2018. A pré-campanha é livre, mas evitando a desinformação. É o nome que o Tribunal Superior Eleitoral encontrou para designar fake news. Não se pode usar desinformação ainda que na pré-campanha. Isso pode levar a prejuízos para pré-candidatos”, disse o desembargador Paes Landim.
O presidente do TRE-PI inaugurou uma biblioteca virtual com mais de 10 mil livros disponíveis. A biblioteca disponibilizará computadores para facilitar o acesso de qualquer interessado ao acervo nas zonas eleitorais.