O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, afirmou que a entidade foi surpreendida com a possibilidade de extinguir municípios com menos de […]
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, afirmou que a entidade foi surpreendida com a possibilidade de extinguir municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% das receitas. Ele disse que os prefeitos se colocam contra a medida.
“A Confederação Nacional dos Municípios debateu as propostas que seriam apresentadas pelo governo e, em nenhum momento, se cogitou essa proposta de extinção de municípios. Analisamos as desvinculações, a criação do conselho político. A Confederação sempre apoiou as reformas e agora tem essa que é uma surpresa. Acreditamos que não passa. A posição é contra. Dos três entes federados, os municípios é o que mais ajuda a população. Isso independe de tamanho”, disse Jonas Moura.
“Eles falam em um índice de arrecadação. Não se pode extinguir por causa de um índice. Vamos trabalhar forte com nossa bancada. Todos os estados farão isso. Seria um caos no Piauí. Para onde essas pessoas iriam. Quem iria atender essa população? Esses debates precisam ser feitos. Isso é para forçar os municípios a aumentar a arrecadação”, finalizou o presidente da APPM, que é vice-presidente da confederação.