O governo do Estado está encaminhando à Assembleia Legislativa uma proposta de reforma da Previdência do Estado, que altera as alíquotas de contribuição previdenciária dos […]
O governo do Estado está encaminhando à Assembleia Legislativa uma proposta de reforma da Previdência do Estado, que altera as alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores ativos e inativos.
O governo propõe aumentar a alíquota de forma progressiva e extraordinária, onde até os aposentados devem contribuir. O Governo do Estado tem cerca de cem mil servidores entre ativos e inativos, e mensalmente o governo tem que injetar mais R$ 80 milhões para garantir o complemento do pagamento da folha desses servidores aposentados e pensionistas.
De acordo com a Fundação Piauí Previdência, essa folha consome 20% das receita corrente liquida do Estado. A intenção do governo é alinhar a Constituição Estadual à reforma aprovada pelo Congresso Nacional.
Os representantes dos servidores, as categorias sindicais reclamam que faltou diálogo com os servidores na elaboração do projeto.