Por Wanderson Camêlo Em videoconferência, o governador Wellington Dias (PT) anunciou oficialmente o protocolo que promove a reabertura organizada das atividades no estado. A transmissão […]
Por Wanderson Camêlo
Em videoconferência, o governador Wellington Dias (PT) anunciou oficialmente o protocolo que promove a reabertura organizada das atividades no estado. A transmissão aconteceu no Palácio de Karnak, sede do executivo estadual, na manhã desta segunda-feira (08).
Antes, ainda neste final de semana, o executivo piauiense já tinha anunciado a reabertura dos seguintes setores: construção civil, concessionárias de veículos automotores, atividades econômicas de baixo impacto epidemiológico e serviços de saúde (psicológicos, fisioterapia e terapia ocupacional). No entanto, os empresários desses setores só vão poder retomar as atividades depois de aderirem ao protocolo; para isso é necessária a assinatura de um termo de compromisso.
“A partir de hoje continuam as regras de monitoramento. vamos endurecer as regras de fiscalização. para essa fase dá certo, para a gente não ter decretar lockdown, para não termos que dar passos para trás, vamos seguir organizadamente. Vai abrir tudo hoje? Não; estamos tratando do protocolo. Ele (o empresário) adere (assina o termo de compromisso), a partir daí vai ter que tomar medidas”, destacou Wellington na videoconferência.
Para retornarem, as empresas vão ter que se adequar a medidas como o controle da entrada nas lojas e estabelecimento para impedir a aglomeração. A ordem é para a manutenção da distância de dois metros entre as pessoas, a retirada de itens compartilhados como revistas, jornais e brinquedos infantis e também manter uma decoração “mais minimalista para facilitar o processo de higienização”, por exemplo.
“Esses empresários vão ter que, pela internet, preencher um questionário e, depois, dizer sim ou não para o protocolo”, acrescentou Dias.
O governador também reafirmou que vai prorrogar o isolamento social até o dia 22 deste mês.