Por Wanderson Camêlo Em pronunciamento durante sessão na Assembleia Legislativa do Piauí, a deputada estadual Teresa Britto (PV) defendeu o fim do lockdown parcial nos […]
Por Wanderson Camêlo
Em pronunciamento durante sessão na Assembleia Legislativa do Piauí, a deputada estadual Teresa Britto (PV) defendeu o fim do lockdown parcial nos fins de semana no estado. Ela argumentou, dentre outras coisas, que a interrupção temporária das atividades vem resultando em aglomerações maiores em estabelecimentos como supermercados nos dias que antecedem a medida.
“Muitos setores, especialmente os pequenos negócios, ficaram parados por meses e precisam que a economia volte a ser aquecida, do contrário não terão condições de manter suas portas abertas. O lockdown aos fins de semana foi uma medida necessária durante o pico da pandemia, mas agora, com a taxa de transmissão e o número de óbitos caindo, entendo que não ser mais necessário. Claro que isso precisa ser feito com toda a segurança e respeitando todos os protocolos”, argumenta Teresa Britto.
A deputada também falou dos casos de estados vizinhos como o Ceará e Maranhão, que já acabaram os lockdowns. “São estados que registram maiores números de casos da covid-19 que o Piauí e que já vêm dando passos maiores para a retomada da economia, como o fim do lockdown. Sou a favor do fim do lockdown no Piauí, mas com toda a responsabilidade e preocupação com a higiene e distanciamento social que o momento exige”, conclui.
O pronunciamento aconteceu na sessão plenária desta desta quarta-feira (19).De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o Piauí registrou, nas últimas 24 horas, sete óbitos relacionados à covid-19. Esse foi o menor número de mortes devido à doença no estado.
O número de mortes mais baixo no Piauí (cinco) tinha sido registrado no dia 16 de junho deste ano.
Ainda segundo boletim da Sesapi, o estado possui o total 69.839 casos de covid-19 e 1.660 óbitos registrados em 149 municípios.