Por Wanderson Camêlo Membros do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) estiveram presentes mais uma vez Assembleia Legislativa do Piauí cobrando a tramitação da […]
Por Wanderson Camêlo
Membros do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) estiveram presentes mais uma vez Assembleia Legislativa do Piauí cobrando a tramitação da PEC que institui a Polícia Penal no Estado. Os integrantes da entidade se reuniram, na manhã da última quarta-feira (26), com o deputado estadual B.Sá (relator da proposta na CCJ) para tratar do assunto.
De acordo com o presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, o parlamentar prometeu articular o envio do texto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise já nessa quarta-feira (02). “Estamos aqui nessa peregrinação, pedindo apoio, pedindo voto para que essa PEC tramite o mais rápido possível e que ela possa, enfim, ser aprovada”, cobrou o presidente.
O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, também participou da reunião. “É de total interesse para nós, enquanto secretário de Justiça. Tem o nosso apoio, é importante para a categoria, e estamos aqui trabalhando em conjunto. Quem ganha é o Estado do Piauí e o sistema penitenciário. É um reconhecimento necessário”, destacou.
De acordo com Proposta de Emenda à Constituição (PEC), os agentes penitenciários passariam a se chamar de policiais penais, tendo maior poder de atuação.
Com isso, os agentes penitenciários seriam equiparados aos membros das demais polícias brasileiras. Caso a PEC seja aprovada, os policiais civis e militares ficariam liberados, por exemplo, das atividades de guarda e escolta de presos.