O resultado final foi divulgado pouco depois das 19h deste domingo
Com mais de 20% de diferença para o concorrente, desde o início da contagem de votos, Doutor Pessoa (MDB) foi eleito prefeito de Teresina. O Tribunal Superior Eleitoral divulgou o resultado das urnas poucos depois das 19h, antes mesmo do previsto (às 20h).
Devido à manutenção de diferença considerável entre os dois, com 80% das urnas apuradas foi possível decretar a vitória do emedebista.
Pessoa contou com 236.339 votos (62,31%); Kleber registrou 142.941 (37,69% votos). Com relação ao primeiro turno, o oposicionista mais que dobrou a diferença para o candidato tucano.
No primeiro turno, ocorrido dia 15 deste mês, Doutor Pessoa contabilizou 142.769 votos e Kleber: 110.395 ; uma diferença, portanto, de 32.374 sufrágios. Nesta segunda batalha a distância entre os dois subiu para 93.398 votos.
O PSDB se despede do executivo municipal depois de 34 anos de gestão.
O candidato eleito promete anunciar ainda esta semana que vai compor a equipe de transição, que deverá ter oito nomes. “Pode me entrevistar terça-feira que direi sobre quem vai compor a equipe de transição”, garantiu.
Ele também agradeceu à coordenação de campanha pelo apoio e atacou a chapa governista. “As equipes que estavam comigo tiveram influência. Eles quiseram macular a minha história, mas Deus está acima de tudo”, acrescentou Pessoa.
Visivelmente abatido, Kleber Montezuma falou à imprensa depois do anúncio do resultado, mas evitou ataques ao vencedor. “Eu felicito e parabenizo o Doutor Pessoa, ele agora é o prefeito da cidade de Teresina, a partir de janeiro, e eu rogo a Deus para que ele tenha sucesso na sua gestão. Eu saio muito feliz, entendo que sai melhor, eu saio maior, mais humanizado”, destacou.
Natural de Água Branca, José Pessoa Leal (74 anos) é formado em medicina.
Ele também é professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí.
O agora prefeito começou a vida política ainda 2000, quando foi eleito vereador de Teresina pelo PPS. Logo depois tentou vaga no parlamento estadual, em 2002, mas sem sucesso.
Pelo PDT Doutor Pessoa passou pela Câmara Municipal também entre 2004 e 2008 e de 2012 a 2014, já pelo PSD. Também representando o PSD ele foi eleito deputado estadual em 2014.
Pessoa já concorreu ao cargo de prefeito da capital, em 2016, quando foi derrotado pelo atual gestor, Firmino Filho (PSDB), no primeiro turno.