A proposta é do vereador Evandro Hidd (PDT)
A Câmara Municipal de Teresina aprovou dois projetos de lei que podem mexer com as determinações voltadas ao combate da Covid-19 na capital. As discussões aconteceram na sessão plenária desta quarta-feira (24).
O primeiro reconhece a Educação como atividade essencial durante a pandemia. A proposta é do vereador Evandro Hidd (PDT).
As aulas, tanto na rede pública ,como privada, vêm acontecendo de forma híbrida. Caso o texto seja sancionado, o setor educacional, em âmbito de município, passa a funcionar normalmente, mas seguindo os protocolos sanitários visando impedir a disseminação do novo coronavírus.
Os vereadores também entenderam ser essenciais às atividades religiosas, como prevê o PL apresentado por Ismael Silva (PSD). De acordo com o decreto de lockdown anunciado pelo governo do Estado, as igrejas só vão poder funcionar com 30% da capacidade máxima.
As propostas seguem agora para a análise e, possivelmente, sanção do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB).
Decreto Estadual
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou na terça-feira(23)toque de recolher em todo estado das 23h às 05h. A medida começou a valer na quarta-feira (24) e vai vigorar até 4 de março.
A decisão foi tomada para evitar a disseminação do coronavírus e um colapso na rede de saúde. Haverá lockdown parcial aos finais de semana onde somente os serviços essenciais irão funcionar.
Por Wanderson Camêlo e Lilian Oliveira