O parlamentar fez as declarações no seu perfil pessoal no Twitter
De acordo com o senador Ciro Nogueira, o governo do Piauí deve aos municípios aproximadamente R$ 150 milhões referentes ao cofinanciamento da Saúde. A dívida estaria se arrastando desde o ano passado.
Através do seu perfil pessoal no Twitter, o parlamentar, além de divulgar a informação, pediu que o executivo “tire recursos das áreas não prioritárias” para conseguir ajudar os municípios no combate à pandemia da Covid-19. Segundo Nogueira, o governo piauiense deve R$ 30 milhões só a Teresina.
O cofinanciamento da Saúde é uma espécie de ajuda dada pelo Estado a todos os executivos municipais. O valor condiz com a estrutura de cada município. O governo do Estado foi procurado pela nossa reportagem, mas não se manifestou até o momento.
Sobre o assunto, a Secretária de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) disse que “O acordo feito com os municípios para pagamento do cofinanciamento está sendo cumprido”
Pedido de providências ao Ministério Público Federal
Ciro Nogueira se reuniu na manhã desta terça-feira (23), por videoconferência, com o procurador substituto do Ministério Público federal no Piauí, Antônio Cavalcante, para pedir providências urgentes quanto à dívida em relação ao Cofinanciamento da Atenção Básica e dos Hospitais de Pequeno Porte.
A orientação do procurador foi oficializar o pedido, que já está sendo feito pela assessoria do senador.
No final de janeiro de 2020, diante da perspectiva de calote, vários gestores das cidades do Piauí pactuaram receber os valores devidos em 25 parcelas. A primeira no valor de 10% do montante em atraso e as outras correspondentes a 1/24 do restante do passivo, o que também não estaria sendo honrado.
Por Wanderson Camêlo