As filiações aconteceram nesta quinta-feira (27)
Os ex-prefeitos de Teresina Silvio Mendes e Francisco Gerardo estão oficialmente de volta ao PSDB-PI. Os dois assinaram, simbolicamente, a ficha de filiação na manhã desta quinta-feira (27).
As solenidades aconteceram de forma separada e contaram com a presença do presidente municipal do PSDB, vereador Edson Melo, do responsável pelo diretório estadual tucano, Luciano Nunes, e a do deputado estadual Marden Menezes
“É um momento de muita satisfação o retorno dos ex-prefeitos, Silvio Mendes e Chico Gerardo, aos quadros do PSDB. São dois homens públicos com uma moral e respeitabilidade muito grande no Piauí, e que voltam ao partido nesse momento importante de restruturação do partido, e que sem dúvida alguma irão estimular, incentivar e abrir caminho para o PSDB nos próximos anos”, afirmou Nunes, através de assessoria, após as filiações.
Depois da morte do ex-prefeito Firmino Filho, que era a principal liderança tucana em âmbito de Piauí, o PSDB começou a intensificar conversas para fortalecer o partido. O retorno de Francisco Gerardo e Silvio Mendes representa o início do projeto que visa reerguer a agremiação.
Depois de confirmar a volta, Silvio falou com a nossa reportagem, mas tratou do assunto de forma discreta, evitando ligar a refiliação a uma possível entrada na eleição de 2022.
“A decisão da refiliação é para que, como cidadão, com todos os direitos em dia, ter uma filiação partidária para, depois de várias discussões, tratar de definições em conjunto com a população, com o partido, com a família… Se houver consenso, naturalmente facilita uma decisão de futuro. Neste momento a gente está num período de reflexão, de olhar para frente e de torcer para Teresina”, declarou o ex-prefeito.
Reviravolta
Marden chegou a especular uma mudança para o Progressistas. Luciano Nunes também foi especulado no partido do senador Ciro Nogueira e o próprio presidente municipal tucano destacou que a situação interna era complicada e deixou, também, em aberto a possibilidade de buscar outro rumo.
Hoje os três falam em união. Contando com o apoio dos dois ex-prefeitos, a missão do PSDB agora vai ser montar uma chapa competitiva para a disputa das eleições proporcional de 2022.