O modelo existe, por exemplo, em São Luís (capital do Maranhão)
O vereador Leonardo Eulálio (PL) é o autor de um projeto de lei que visa à regulamentação de uma alternativa aos usuários que dependem do transporte público em Teresina. Trata-se do serviço de táxi-lotação, modelo que existe, por exemplo, em São Luís (capital do Maranhão).
O PL começou a tramitar e vai a plenário, de acordo com o parlamentar, já na próxima semana. A proposta conta com o aval de cooperativas de taxistas que atuam na capital piauiense. “Teresina vive um momento ímpar, diferentemente de todas as capitais, que é essa problemática criada entre o poder público e a iniciativa privada com relação ao transporte público,” disse o politico, em entrevista ao JT2, da Teresina FM, na sexta-feira (28).
O parlamentar explicou que são mais de 2 mil automóveis regulamentados pela prefeitura de Teresina. De acordo com ele, cada táxi terá uma lotação máxima de quatro pessoas, e os veículos percorrerão o mesmo trajeto dos ônibus. O preço deverá ser em torno de $5.
Para o vereador a população da capital carece de uma alternativa de transporte para se locomover, e a problemática da falta de ônibus vai se postergar por muito tempo. E também, com a aprovação do projeto, os motoristas de táxi que estavam com seus negócios em declínio, terão uma ascensão, segundo ele.
Confira aqui a entrevista completa