O objetivo da lei é estimular experiências educacionais, além de trazer contribuições
O governador Wellington Dias sancionou a Lei nº 7526/21, que institui a Semana ‘Paulo Freire da Educação’, que vai ser realizada anualmente entre os dias 12 e 19 de setembro pelas instituições de ensino da educação básica e superior. A iniciativa resulta de um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Francisco Limma (PT).
Durante a semana, a proposta é que sejam realizados debates, oficinas, simpósios, exposições, seminários e apresentações artísticas e culturais. Os eventos deverão ser coordenados por uma comissão, formada por representantes da Secretaria Estadual de Educação, da Universidade Federal do Piauí, da Universidade Estadual do Piauí e do Instituto Federal do Piauí.
O deputado Francisco Limma comemorou a sanção do projeto de lei, destacando o caráter revolucionário do trabalho de Paulo Freire em relação à concepção de educação. “É um dos pensadores brasileiros mais citados do mundo em trabalhos acadêmicos. Ele deixou uma vasta obra sobre práticas pedagógicas e é conhecido por entender a educação como um instrumento de libertação das opressões”, frisou.
Com o objetivo de estimular experiências educacionais e cujas contribuições tenham sido relevantes para a educação de jovens e adultos, a lei também visa oferecer a medalha ‘Paulo Freire’. Essa honraria é voltada para personalidades e instituições que se destacaram na área da educação.