País caribenho foi atingido por terremoto no último sábado
O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quinta-feira (19) que o Brasil vai enviar bombeiros e insumos para o Haiti em um cargueiro da Força Aérea com partida prevista para o fim de semana.
A missão humanitária multidisciplinar atende a pedido de ajuda do governo haitiano, após o país ser fortemente atingido por um terremoto no sábado.
“O governo haitiano manifestou interesse em receber assistência internacional para atendimento às vítimas e às ações pós-desastre. Em resposta, o Governo brasileiro decidiu enviar missão humanitária multidisciplinar ao Haiti, a ser transportada por aeronave cargueira KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira. A partida é prevista para o próximo fim de semana”, disse o Itamaraty em nota.
Os bombeiros que irão para o Haiti, segundo o ministério, são peritos em busca em destroços urbanos.
“A missão deverá ser composta por equipes de bombeiros peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com “kits” de medicamentos e insumos estratégicos para a assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde”, concluiu o Itamaraty.
O forte terremoto de sábado destruiu 2.868 edificações e danificou 5.410, disseram as autoridades. Depois, outros tremores de menor intensidade atingiram o país. Já são 2.189 mortos. Doze mil pessoas se feriram e outras 32 são consideradas desaparecidas.
A situação deixou no limite os hospitais e os danos bloquearam estradas por onde são transportados suprimentos vitais para as vítimas.
O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítima