Na pauta da reunião do Fórum vão discutir ainda o desequilíbrio fiscal e os caminhos alternativos para estados e municípios
O Fórum dos Governadores se reúne hoje (23), em Brasília, para tentarem minimizar a crise entre os poderes e fazer um ato em defesa da democracia e do STF (Supremo Tribunal Federal). Os governadores também debaterão os riscos ao pacto federativo, abrangendo os desequilíbrios fiscais para estados e municípios e os caminhos alternativos, além da governança climática.
O governador do Piauí, Wellington Dias, e mais 23 dos 27 governadores se reúnem em Brasília. O governador de São Paulo, João Doria, disse que o encontro foi articulado em parceria com o governador do Piauí, que coordena o grupo dos 24 mandatárias estaduais.
A discussão em prol da democracia debate os riscos ao pacto federativo. “Não é razoável que, em meio a guerra contra o coronavírus e a crise como estamos vivenciando, ainda ter uma guerra interna. Alguém tem que ter a capacidade de diálogo. E é isso que podemos pelo Fórum dos Governadores, com prefeitos, com líderes na Câmara e no Senado, abrir diálogo com os outros poderes para a gente garantir aquilo que o Brasil precisa”, disse Wellington Dias.
O encontro dos governadores ganha relevância diante da proximidade com as celebrações do dia 7 de Setembro, quando pessoas planejam sair às ruas em defesa do presidente e contra o STF.