Houve divergências entre o relator, vereador Enzo Samuel, e o presidente da CPI, vereador Dudu, que chegaram a apresentar dois relatórios e foram para o voto na comissão sobre quais posições prevaleceriam
Matéria de Luciano Coelho
A CPI dos Transportes da Câmara Municipal de Teresina apontou, no relatório, a rescisão do contrato entre a Prefeitura de Teresina e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut). E o encaminhamento das denúncias apuradas para o Ministério Público Estadual adotar as providências cabíveis.
Houve divergências entre o relator, vereador Enzo Samuel, e o presidente da CPI, vereador Dudu, que chegaram a apresentar dois relatórios e foram para o voto na comissão sobre quais posições prevaleceriam.
Em entrevista à Teresina FM 91,9, Enzo Samuel sugeriu que houvesse a rescisão ou repactuação do contrato entre a Prefeitura e o Setut. Ele disse que a prioridade deveria ser atender a população que está sem transporte de massa. Dudu divergiu e não quer a repactuação de contrato, por acreditar que quem quer repactuar é porque reconhece um erro.
O presidente da CPI defende uma licitação emergencial para recomeçar do zero. Já o relator considera que precisa haver inicialmente um entendimento e um diálogo entre a Prefeitura e o Setut. Enquanto isso, o usuário continua no prejuízo. Há muito tempo.
O relatório vai ser votado no plenário da Câmara nesta quarta-feira e, com isso, conclui-se o trabalho da CPI. Os vereadores acreditam que o material possa ser usado com instrumento para contribuir com uma solução que deve ser adotada pela Prefeitura de Teresina. A população não quer saber como, mas quer uma solução para o problema, que persiste.
Dudu afirmou que as investigações e apurações realizadas pela CPI serão encaminhadas para os órgãos de fiscalização e controle. Ele citou um encaminhamento do relatório para o MPPI. Nesse encaminhamento existem denúncias, segundo o vereador, de descumprimento da licitação, de crime de responsabilidade, de descumprimento de decreto, de prevaricação, de negligência e dentre outras denúncias.
“Terminamos a investigação, vamos para as providencias e com a convicção que vamos resolver esse problema. Quanto mais instrumentos, melhor para as definições”, finalizou o vereador Dudu, em entrevista ao vivo para a Teresina FM 91,9.