O pagamento vai se dar através de programa lançado pelo Consórcio Nordeste
Durante reunião, em Natal, do Consórcio Nordeste, o governador Wellington Dias (PT-PI), presidente do grupo, anunciou o Programa Nordeste Acolhe, consiste no pagamento do benefício no valor de R$ 500 mensais a todas as crianças e adolescentes que ficaram órfãos devido à pandemia da Covid-19 até o alcance da maioridade civil (21 anos). O lançamento aconteceu no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (25), e contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Até agora, cerca de 26 mil jovens dos nove estados nordestinos estão nessa situação, segundo estudo da Revista Lancet. Ainda de acordo com o meio de comunicação, a cada cinco minutos crianças e adolescentes se tornam órfãos da Covid-19 no Brasil e, até abril deste ano, já são 113 mil órfãos da pandemia em todo o país.
No Piauí, o estudo apontou 1.633 crianças e adolescentes órfãos, até abril de 2021, que deverão ser beneficiadas com o auxílio financeiro.
O Nordeste Acolhe contemplará as crianças e adolescentes com comprovante de residência fixa, que tenham perdido seus genitores há pelo 1 ano completo, cuja família não possua renda maior do que três salários mínimos, e que estejam sob cuidado de família substituta ou estejam em acolhimento institucional, como orfanatos.
Com informações do Consórcio Nordeste e do governo do Estado do PI