O Fórum vai levar a proposta ao presidente Jair Bolsonaro para reduzir os indices de inflação
O coordenador do Fórum dos Governadores, Wellington Dias, vai apresentar uma proposta para acabar com a tri-tributação e criar um fundo com os estados para resolver a questão do aumento sucessivo nos combustíveis, gás de cozinha e da energia elétrica. Segundo ele, a proposta visa reduzir a tributação no consumo e trazer mais renda para a população.
“É uma proposta mais avançada dos 27 estados, para evitar picotar as propostas e ter um sistema de forma para desenvolver regiões menos desenvolvidas. Não tivemos aumento de ICMS e o valor dos combustíveis subiu muito. Explodiu a valorização do dólar e a desvalorização do real”, emendou.
Wellington destacou que a proposta vai ser apresentada ao presidente Jair Bolsonaro. Ele destacou ainda que Brasil é autossuficiente e produz combustível suficiente para seu consumo. “Temos que ter uma política calibrada em relação ao barril de petróleo para termos um colchão de proteção. O preço dos combustíveis reflete e tem impacto direto na inflação e eleva os outros preços. Isso é perigoso, inclusive fechar o ano com uma inflação em dois dígitos”, finalizou o governador.