Deputado Themístocles Filho quer que os candidatos ao TCE se abstenham de votar na eleição
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), apresentou uma proposta para que os deputados que são candidatos ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado se abstenham de votar no processo eleitoral. Segundo o deputado, essa medida visa dar igualdade de concorrência com os outros seis candidatos, são 10 no total, que não votam, porque não têm mandato.
Em entrevista à Teresina FM 91,9, na manhã desta terça-feira (31), Themístocles Filho disse que o projeto vai para a mesa diretora da Assembleia, que vai decidir se concorda, e depois segue para o plenário. “É uma coisa simples. Não tem cavalo de batalha. Tudo na vida muda, nenhum deputado pode se sentir prejudicado”, argumentou.
São quatro candidatos; se não votarem, ninguém fica prejudicado. “O objetivo é que no certame quem é candidato não vota. Eles se abstêm. Mas não é uma decisão do presidente. E isso não tem prazo. Vamos ouvir a mesa e o plenário. Nós somos 30 deputados e a maioria decide.”, frisou Themístocles Filho lembrando que os outros seis candidatos, que não são deputados, não têm direito a voto.
A proposta não caiu muito bem. Os deputados Flora Izabel (PT) e Zé Santana (MDB), dois dos 10 nomes à disposição, discordaram do presidente da Alepi.
A eleição será no dia 16 de setembro e somente os parlamentares votam para eleger o conselheiro.