Ato organizado por movimentos de direita liberal está marcado para as 16h na Ponte Estaiada
Após os atos favoráveis e contrários ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no último 7 de setembro, outras manifestações estão marcadas para este domingo (12) em todo o país. Liderados pelo Movimento Brasil Livre (MBL), os protestos “Fora Bolsonaro” pedirão o impeachment do chefe do Executivo nacional e contarão com a presença de vários partidos, movimentos, organizações e personalidades políticas de direita, centro e esquerda.
Na cidade de Teresina, o ato é organizado pelo MBL Piauí, que partilha da visão apresentada pela direção nacional de que Jair Bolsonaro é um “traidor” e precisa ser removido do cargo para que o Brasil seja “livre do populismo”. Também organizam a manifestação os movimentos Livres, Renovação BR e União da Juventude Livre (UJL).
De acordo com um dos organizadores do evento, Wallace Miranda, os manifestantes querem o impeachment do presidente da República por entenderem que ele é o principal culpado do caos político, econômico e social que se instalou no país. “Além da clara omissão em relação ao enfrentamento da pandemia, Bolsonaro faz questão absoluta de criar instabilidade a todo momento. No ato pró-governo do 7 de setembro em São Paulo, por exemplo, disse que só sairia do cargo se fosse preso ou morto”, lembra.
Para Wallace, a crise institucional promovida por Bolsonaro afeta diretamente a economia brasileira. “Quando ele fala que não confia nas urnas, as mesmas que o elegeram durante décadas, e ataca os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a conjectura econômica é prejudicada. Se o real desvaloriza, aumenta o preço do arroz, do pão, de tudo. Precisamos de estabilidade”, afirma.
Na opinião do manifestante, a polarização extrema entre o presidente da República e o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Lula, não é benéfica ao país. Segundo ele, um é a antítese do outro e, portanto, uma terceira via para as eleições federais de 2022 se faz necessária. Contudo, ainda não há um nome definido.
Neste domingo, a concentração do ato “Fora Bolsonaro” em Teresina se inicia às 16h, no complexo da Ponte Estaiada. Para a ocasião, os organizadores incentivam aos manifestantes que se vistam de branco, cor que simboliza “paz, harmonia e democracia”, ou com as cores da bandeira nacional.