Dos 30 votos, a petista conquistou 17
Matéria de Luciano Coelho, Lilian Oliveira e Wanderson Camêlo
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) elegeu, nesta quinta-feira (16), a deputada estadual Flora Izabel (PT) para a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Dos 30 votos, a petista conquistou 17, portanto, um a mais do que o suficiente. Houve apenas um voto em branco.
Principal concorrente da parlamentar, o também deputado estadual Wilson Brandão (Progressistas) recebeu 12 votos. Os deputados Zé Santana (MDB) e Flávio Nogueira (PDT) desistiram da disputa horas antes do pleito, justamente depois de reunião privada com o governador Wellington Dias (PT).
O fato deixou traumas evidentes dentro da base governista, quem deixou claro foi o próprio derrotado, depois da votação, durante entrevista à imprensa. “A Democracia perdeu luta para a pressão e para a opressão”, reclamou Wilson Brandão.
Flora reiterou que toda eleição tem um ganhador e um perdedor. No entanto, assegurou que vai esquecer o processo e dar início a uma nova caminhada. “Agora saio da Assembleia, minha casa por 18 anos, e vou para o Tribunal de Contas, com um sentimento de responsabilidade e compromisso”, disse.
A sabatina dos candidatos ao cargo de conselheiro do TCE teve início depois das 11h. Cada um teve 08 minutos para se manifestar.
Especula-se que Wellington agiu ainda na madrugada para tentar convencer Zé Santana e a bancada emedebista a mudar de ideia. O petista teria ido à residência do deputado, acompanhado do presidente da Alepi (Themístocles Filho), para tentar um acordo.
Poucos minutos antes da votação, Santana confirmou aos jornalistas presentes na Assembleia Legislativa a desistência e acrescentou que a bancada do MDB em peso iria votar em Flora Izabel. “Aqueles que iriam votar em mim, afirmaram que depositariam seu voto na deputada Flora”, explanou Zé Santana em entrevista à Teresina FM.
Flávio Nogueira Jr. (PDT) também informou a saída do pleito já com a sabatina iniciada.
Matérias relacionadas:
Entenda como acontece a eleição para conselheiro do TCE; sabatina é hoje
Hélio Isaías nega conflito com Wellington Dias devido à eleição para conselheiro do TCE
Liminar que pede a suspensão da eleição para conselheiro não vai ser julgada pelo TCE