Essa votação está sendo articulada pelo coordenador da bancada nordestina
Matéria de Luciano Coelho
Na próxima semana deve entrar na pauta de votação na Câmara Federal, os vetos do presidente Bolsonaro a alguns artigos da Lei que trata sobre a renegociação das dívidas dos produtores rurais. O objetivo é derrubar o veto do presidente que não favorecem aos produtores. Essa votação está sendo articulada pelo coordenador da bancada nordestina, deputado federal Júlio César (PSD), para facilitar a renegociação dos devedores que atuam no setor primário.
A proposta teve origem em uma Medida Provisória (MP) e prevê a renegociação extraordinária de dívidas com os Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). O deputado disse que os parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária vão priorizar a derrubada dos vetos do presidente Bolsonaro à lei que anistia e parcela débitos dos produtores rurais (Lei 13.606/18).
Entre os pontos vetados por Bolsonaro está o que dava aos produtores rurais desconto de 100% em multas e encargos incidentes sobre as dívidas. Segundo Júlio César, os vetos reduzem muito os objetivos da lei.
“Vamos trabalhar para derrubar estes vetos, até porque o produtor não pode ser mais prejudicado do que já está. Esta negociação é a alternativa para o produtor. A nossa luta é fazer com que esta renegociação não tenha juros, multas nem encargos. O que a gente está trabalhando pela derrubada dos vetos, porque a aprovação integral, o conteúdo integral dessa lei, é que vai permitir que o estoque dessas dívidas seja definitivamente equacionado.”, disse Júlio César.