Em pesquisa espontânea o petista aparece com 10,65% das intenções de voto na disputa pelo Governo do Estado
Pesquisa do Instituto Estimativa divulgada hoje (23) aponta que o possível pré-candidato ao Governo do Estado, Rafael Fonteles (PT) lidera intenção de voto para governo. Ele aparece com 10,65% das intenções na consulta espontânea, que é quando não são apresentados os nomes dos candidatos. Em seguida vem o senador Ciro Nogueira (PP), com 8,85%, depois Silvio Mendes (PSDB) com 5,4%, Wellington Dias (PT) tem 4,85% e Iracema Portella (PP) com 1,3%. Os que não sabem ou não opinaram representam 50,5%. Brancos ou nulos são 15,55%.
O secretário de fazenda do estado do Piauí, Rafael Fonteles, diz que não vai falar de eleições este ano. “A gente tem que ser coerente. Eu sempre coloquei que não vou tratar de questão eleitoral neste ano. No próximo eu vou botar meu nome a disposição do Partido dos Trabalhadores, mas esse ano é só trabalho e evitar de tratar qualquer assunto eleitoral no momento”, afirmou.
Já na pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos são apresentados, Rafael Fonteles fica em segundo com 18,35%, com senador Ciro Nogueira liderando com 21,35%. Silvio Mendes aparece em terceiro lugar com 17,5%, João Vicente Claudino (PTB) tem 6.6%, Iracema Portella com 5,7% e Gessy Fonseca (PSC) surge com 2,15%. Brancos e nulos representam 14,75%. Aqueles que não sabem ou não opinaram são 13,6%. A pesquisa Estimativa foi realizada entre os dias 7 e 16 de setembro, em 122 municípios, das 12 macrorregiões do Piauí e com uma amostra de 2 mil eleitores.